Viajo de “mala e cuia”, como dizemos aqui no Sul, desde os meus dezessete anos. Tooodos os finais de semana por motivos de lazer, estudos e profissional. Nesse tempo todo, aprendi que existem muitas coisas que ACHAMOS que vamos usar, mas na verdade elas só irão ocupar espaço na mala – não usaremos nunca!

Então para dar aquela ajudinha na hora de fazer a mala, para quem acha que precisa levar até um unicórnio(vai que seja útil e necessário, né?!), seguem algumas dicas:


1. Combine o maior número de peças de roupa com o menor número de calçados


A verdade é que se você acha que irá usar aqueles três sapatos lindos, dois tênis, uma sandália e dois chinelos em uma semana, você está muito enganado(a)!! Sapatos ocupam muito espaço na mala, então sugiro combinar as peças de roupas com poucos sapatos, aí você leva só o que precisa!


2. O que será necessário?


Pense quantos dias você irá passar e quais os locais que irá visitar. Com isso, você já terá uma idéia do que levar. Uma reflexão CONSCIENTE antes de fechar a mala é muito importante. Quando eu viajava mais frequentemente, levava todos meus acessórios, crente que iria usá-los no meu destino. Gente, se nem na minha cidade eu uso tudo isso, porque usaria TODOS ELES viajando? Dose bem as possibilidades.

Neste artigo citamos os CINCO itens que você NÃO precisa levar na sua viagem, confira!


3. Veja a previsão do tempo


A previsão do tempo é uma ótima aliada na hora de organizar a mala. Se a previsão é de muito calor, leve, no máximo, uma blusa de manga comprida caso chova, né? Esqueça calças, moletons, luvas…


4. Não esqueça dos itens básicos


Às vezes, ao fazer a mala, nos empolgamos e esquecemos dos principais itens. E quais seriam eles? Escova e pasta de dentes, os remédios que você toma diariamente e aqueles que talvez você vá precisar tomar (hipocondríacos me entenderão hehe), escova de cabelo, desodorante, perfume (não leve um muito pesado), óculos de sol, etc. Confira aqui os itens que você DEVE levar na sua viagem!


5. Leve um livro ou ebook


Se você curte uma leitura leve um livro ou seu ebook. A probabilidade de terminá-lo enquanto viaja para fazer turismo é pequena, mas é um ótimo aliado caso você tenha que esperar no aeroporto, rodoviária...


6. Cuidado com o tamanho da mala


Quanto maior a mala, maior a vontade de levar coisas "inúteis". Por isso, escolha uma mala de tamanho mediano, já para evitar de levar coisas supérfluas. Neste artigo elencamos os DEZ itens que você DEVE levar na sua viagem, confira!


7. Seja minimalista


Sabe aquele documentário do Netflix sobre termos e usarmos estritamente o necessário? Então, acho um pouco radical, mas na hora de viajar precisamos “incorporar” um pouco esse espírito não-consumidor e acreditar que conseguiremos “sobreviver” sem transportar todo roupeiro.


8. Deixe um espaço na mala


A mala nunca volta pra casa tão arrumada, logo, você precisará de mais espaço para fechá-la no retorno. Assim, caso você compre algo no local de destino, poderá colocar o item tranquilamente na mala, sem ficar carregando várias sacolas nas mãos por aí.


9. O Que fazer com a roupa usada?


Uma boa dica é levá-las na lavanderia do próprio hotel ou da cidade que você está visitando. Assim, eles devolvem a roupa limpa e dobrada (ótimo para caber na mala na volta hehe). Outra sugestão é colocar as roupas usadas dobradas dentro de uma sacola plástica. Dessa forma, você separa as limpas das sujas dentro da mala e organiza bem o espaço.


10. Dica universal


Se depois dessas dicas nada funcionar e sua mala ainda estiver explodindo, sente em cima dela e feche o zíper! Essa dica universal nunca irá falhar hahaha. Boa viagem!!