Essa é a pergunta mais comum entre os visitantes de Gramado e Canela. Muitos são os fatores que consideramos antes de fazer essa escolha, como o calendário de eventos, estações do ano, preços, entre outros.

Por mais que pareça uma bobagem, as datas escolhidas para sua viagem farão toda a diferença na sua satisfação. Afinal, alguns procuram tranquilidade, muitos fazem questão de assistir os grandiosos eventos locais, já outros se encantam com a possibilidade de neve ou a época com os menores preços.


Como decidir a melhor data para essa viagem?

Estações do ano


Embora pareça algo irrelevante, cada estação tem um atrativo diferente nas cidades e podem ser um fator importante na hora de agendar suas férias.


Verão


No verão as temperaturas agradáveis e dias mais ensolarados permitem passear e conhecer tudo o que desejamos sem a preocupação diária de conferir a previsão do tempo. Nesta estação você pode aproveitar para conhecer os parques da região, como o Eco Sperry Park, o Parque da Ferradura, etc. Quanto aos estabelecimentos locais, saiba que muitos deles fecham na segunda quinzena de janeiro até final de fevereiro.


Outono


Nesta estação, o grande diferencial é o show que a natureza nos dá, quando as folhas dos plátanos começam a ficar avermelhadas e caem, acumulando milhares nas ruas, tornando-se cenário para as mais belas fotos.


Inverno


Quando você lê que faz frio em Gramado, é frio mesmo!! No ápice do inverno as temperaturas negativas causam precipitações de neve! Então, se essa for a previsão do tempo, aproveite, porque não é todo inverno que a neve resolve visitar a cidade.

Aproveitar para passear no centro da cidade, nas ruas que lembram muito o estilo europeu, movimentadas e seguras à noite, após uma refeição gostosa, regada com muito vinho, chocolate quente, fondue… não tem preço! Além de ser muito aconchegante você chegar no seu quarto de hotel ou pousada e esquentar-se na lareira.Com certeza é a estação mais charmosa para conhecer a cidade!


Primavera


Uma época muito procurada para turismo em razão do Natal Luz. É na primavera que o cartão postal da cidade fica mais bonito com as famosas hortênsias. No final dessa estação são vistas, por todos os cantos, flores dos mais belos tipos e cores. Outro ponto positivo é que os preços podem ser um pouco mais convidativos no verão do que no inverno.


De qualquer maneira, a Serra Gaúcha é um encanto o ano todo, cada estação tem seu atrativo especial. Viajar para Gramado e Canela não tem erro! Ainda não se convenceu? Então leia nosso artigo te contando o porquê você deve conhecer essas lindas cidades!

Eventos


Os mais famosos são o Sonho de Natal, em Canela e o Natal Luz de Gramado, atraindo milhares de pessoas para conferir de perto um pouco da magia que apenas essas duas cidades encantadoras são capazes de nos transmitir nesta época do ano.

Mas fica o recado: em dezembro essas cidades ficam lotadas! Organize-se com reservas em restaurantes, hotéis e pratique a paciência para não se estressar e estragar seu passeio.

Garantimos que a magia do Natal de Gramado, junto com sua linda decoração e seus shows farão você se sentir em outro país, mesmo estando no Brasil. Vai valer cada minuto de paciência e cada centavo gasto, acredite!

Existem outros eventos menores que podem passar despercebidos e que são muito legais de conhecer, como a Festa da Colônia, Páscoa em Gramado, Festival de Cinema, Verão em Canela, Festival de Gastronomia, entre outros. Cada um tem atrações únicas e que valem uma visita!


Preços


Este tópico pode ser um grande diferencial na sua viagem. Além da beleza e da hospitalidade, a serra gaúcha também é “famosa” pelo seu preço elevado. O que pouca gente sabe é que existem épocas menos procuradas e que podem gerar uma boa economia no seu bolso.

Fevereiro e março, excluindo o carnaval, podem custar 70% menos no que diz respeito à hospedagem, gastronomia e passeios. Como falamos anteriormente, alguns estabelecimentos fecham nessa época, portanto, averigue o horário de funcionamento dos locais adicionados ao seu roteiro antes de se programar.

Outra época interessante quanto ao valor baixo é entre setembro e a primeira quinzena de outubro, que ficam entre as temporadas de inverno e de natal. Saiba que a desvantagem do preço estar mais baixo é perder os eventos locais. Se este fator não tem relevância para você, esses meses podem ser uma opção muito vantajosa!!

Para todos os gostos e estilos pesquise qual data se encaixa mais com o que você deseja e tenha certeza que de qualquer maneira você ficará encantado e irá embora planejando voltar!

Confira também nosso artigo com algumas dicas de como economizar na hora de viajar e aproveite seu passeio!

Boa viagem!