Sabe aquelas perguntas que fazemos e que as respostas parecem óbvias? É o que passa pela nossa cabeça quando nos perguntam se vale a pena conhecer a Serra Gaúcha. É claro que vale! Aí você me pergunta o porquê... então, vamos lá!

Gramado e Canela são as cidades do Brasil que mais aparentam que você NÃO ESTÁ no Brasil. São cidades peculiares, muito diferentes do resto do país! Oferecem organização, limpeza, segurança e cuidado que não se vê toda hora! Sem falar na arquitetura e no "ar" europeu! O clima da Serra Gaúcha é mágico, atraindo cada vez mais turistas para cá!

Constantemente, as cidades aparece no ranking dos melhores destinos brasileiros do TripAdvisor. Esse resultado é determinado de acordo com as melhores avaliações de hotéis, atrações turísticas, restaurantes e passeios dos viajantes. 


Por que os turistas vão embora tão felizes?


Alguns detalhes como a sensação de estar fora do país conhecendo um ambiente totalmente diferente do seu, em férias muito bem aproveitadas, regadas de requinte, bons serviços, atrações maravilhosas e passeios encantadores são os diferenciais desse destino.

Em Gramado e Canela você é muito bem atendido pelos comerciantes, garçons e moradores locais. Isso mesmo! Os gramadenses e canelenses são extremamente prestativos e educados! Inclusive, você irá perceber que parar o carro na faixa de trânsito aqui é super comum, diferentemente de outras cidades que temos que ter muito cuidado ao atravessar a rua, mesmo na faixa de pedestres.

Um dos principais motivos que trazem milhares de pessoas para cá é o clima! Na maior parte do ano o clima é ameno, fazendo muito frio entres os meses de junho e outubro, atraindo visitantes do Brasil e do mundo. Faz frio de verdade!! Muitas vezes alcançando temperaturas negativas e recebendo a visita da neve (ou uma chuvinha congelada que também faz a nossa alegria)!

Imagine que delícia você sair para dar uma volta nas ruas dessa exuberante cidade, fazer uma bela refeição, voltar para seu hotel ou pousada e tomar um vinho em frente à lareira? É muito delicioso, não é mesmo?

Falando em refeição, este é outro ponto positivo que atrai os visitantes para passear em Gramado e Canela: a gastronomia! Aqui você encontra todo tipo de culinária que são, em sua maioria, ótimas opções. Apesar das inúmeras alternativas, fizemos um texto com restaurantes que adoramos na cidade de Gramado!

Opção famosa na região serrana é o café colonial, que é um banquete de comidas típicas da região! Gramado possui vários, mas recomendamos a você, caso escolha pelo café colonial, ir até Nova Petrópolis - cidade vizinha com cultura típica alemã - porque lá você encontra opções melhores e mais baratas. Caso você escolha jantar em Gramado ou Canela, com certeza terá muitas ofertas de ótimos restaurantes aguardando por você, como por exemplo: fondue, comida típica italiana e alemã, comida japonesa, hamburguer gourmet, churrasco, etc.

Sem falar que grande parte dos restaurantes locais encontram-se em suas respectivas regiões centrais. Ambas cidades são pequenas, concentrando sua gastronomia e comércio na área central. Desta forma, você consegue passear e escolher seu restaurante sem usar o carro. Caso necessário, hoje em dia você também pode contar com a facilidade dos aplicativos de transporte para deslocar-se.

Um dos pontos positivos - e meu preferido, diga-se de passagem - é a exuberante natureza que temos aqui! Inúmeros são os parques e locais turísticos em que você irá encantar-se com as lindas montanhas, rodeadas de muito verde. Um deles é a Cachaçaria Flor do Vale, que tem pequenas trilhas e uma cachoeira lindíssima! Fomos lá conferir, veja só no nosso artigo! Em resumo, acredite, toda serra gaúcha possui esse incrível ponto a favor: a natureza!

Por fim, mas não menos importante: em Gramado você pode caminhar tranquilamente, em qualquer hora do dia e da noite que você estará SEGURO! Isso mesmo, a segurança aqui funciona de verdade! Claro que você também não irá abusar da sorte, mas em geral a cidade valoriza muito isso, proporcionando aos seus turistas o melhor conforto e segurança possível no seu passeio!

Esperamos que tenham gostado desses relatos. Qualquer dúvida ou sugestão, comente logo abaixo que teremos muito prazer em respondê-los!

Abraço e bom passeio!